Alô, dona de casa! O Queijo da Serra 2009 chegou!

dsc02704Fotos: Antonio Gravata
Já pensaram se em vez de pamonha e curau caseiro os autofalantes das kombis anunciassem a nova safra de Queijo da Serra? Queijo da Serra fresquinho, de miolo mole amanteigado, ou então meia-cura, concentrado!   Melhor que isso só se a kombi oferecesse também pão alentejano do dia.

Meus amigos da Guarda gostam de provocar a anaconda que trago no ventre.
 dsc02723

Eles pegam o carro no domingo de manhã, sobem a serra…
 dsc027421

…se refestelam na neve…

dsc02707

 … vão à feira, cheiram o cheirinho do queijo mais perfumado do planeta, voltam pra casa, assam um peixe, bebem cervejas e vinhos, talvez uma saudosa caipirinha, fotografam tudo e mandam pra mim.

Devorei dois Queijos da Serra neste  ano, sem deixar cascas. Graças a esses amigos.  Não quero parecer interesseiro, mas não vejo a hora deles nos visitarem de novo.

Leia também http://omeulugar.wordpress.com/2009/09/28/pequeno-guia-para-subir-a-serra-da-estrela/

Sobre Beto Paschoalini

É o que dizem por aí.
Esse post foi publicado em Portugal. Bookmark o link permanente.

61 respostas para Alô, dona de casa! O Queijo da Serra 2009 chegou!

  1. Mô Gribel disse:

    Ah, que saudade de Portugal…

  2. Toni Gravata disse:

    A vida é dura? É!
    O queijo da Serra é delicioso? É!!
    Com um pãozinho alentejano ou de centeio melhor ainda? Sem dúvida!!!
    Vai um vinhinho da Cova da Beira, um “Colheita do Sócio”? Maravilha!!!!
    Mas tudo isto partilhado com os amigos atinge o meu conceito de Paraíso.

    Beto, que saudades!!
    Beijos para todos!

  3. Ops, foi mal! Tinha entendido que era o “queijo DO Serra”.

  4. Carmen disse:

    Eu gosto muito dos queijos… e isso é um problema para minha cintura! Que gostosa a foto dos queijos quase se poden comer!!!

  5. Isabel O., Portugal disse:

    Olá Beto
    Também pelo Carnaval passei pela Serra. Estava gloriosa – coberta de neve mas com um sol brilhante e um céu azul.
    Experimente (ou sonhe com) esta mistura – Queijo da Serra (da Estrela), pão alentejano, presunto de Trás-os-Montes, nozes, doce de abóbora… e um vinho da minha zona – um Shirah 2005, prémio internacional do “Melhor do Mundo” em 2008
    Ora veja aqui:
    http://videos.sapo.pt/PulWBHRFUghEzh1Mn1VB

    (infelizmente até nesta reportagem sobre vinhos tenho que ouvir falar de futebol, mas mesmo assim, para quem gosta de coisas portuguesas, vale a pena ver o vídeo)

    Bom apetite
    Quando vier diga qualquer coisa… Sabe que já conheci o Ricardo Freire pessoalmente?
    Beijinhos

  6. Pingback: Pamonha! Pamonha! Pamonha! | Viaje na Viagem

  7. Beto disse:

    Carmen, quem liga para cinturas?
    Isabel, anotei a receita da mistura. Quando eu for, vou dizer qualquer coisa, sim…
    Beijos às correspondentes ibéricas.

  8. aturistaacidental disse:

    Beto, quem tem amigos não fica na mão ;-)
    Fiquei com vontade de sair daqui do escritório e seguir direto para o sex-shop (copyright: Eduluz) e comprar um. Fazendo coro com a Carmen: ai, minha cintura…

  9. sônia disse:

    Beto,
    que sacanagem!!!
    a mim só sobra ir no Porãozinho e … não comprar. é só para matar a saudade.
    beijos
    sônia

  10. BRUNO XAVIER disse:

    COMO POSSO COMPRAR ESSE QUEIJO AQUI NO RIO DE JANEIRO TEM ALGEM Q IMPORTA?

  11. Beto disse:

    Bruno, não faço a mínima idéia de onde comprar esse queijo no Rio. Nas boas casas de secos e molhados há de ter. Mas prepare o bolso, aqui em Santos, a versão industrial do Queijo da Serra custa um balúrdio.

  12. Cida L disse:

    Oi Beto estou planejando uma viagem por algumas aldeias da serra da estrela em outubro. Devo sair de évora, e, com mais duas amigas estamos pensando em alugar um carro, e passar por Monsanto, piódão e Sabugal. O que vc acha dessas aldeias, tem alguma outra que vc indicaria? Outra coisa, como são as estradas da serra, são tranquilas para dirigir.
    Qualquer dica sobre a região será bem vinda.
    Um grande abraço, gostei muito do blog.

  13. Beto disse:

    Estive apenas na Guarda, Cida. Não conheço a região tão bem. As estradas são estreitas e na serra margeiam encostas íngremes. Mas me pareceram bastante seguras. Dá pra ir na boa. Tenho um amigo que trabalha lá. Vou pedir para ele dar uma passada aqui e dar algumas dicas. Abraço

  14. Cida L disse:

    Oi Beto valeu, obrigada, vou aguardar as dicas de seu amigo.

  15. Toni Gravata disse:

    Oi Cida! Tenho muito gosto em dar umas sugestões para, com segurança, fazer uns passeios pela Serra e arredores.
    Outubro já é um mês bonito, com a paisagem a verdejar, temperatura agradável e menos gente nas estradas, que são seguras, com as devidas precauções nas zonas das curvas de serra.
    Na região do Sabugal, é imperdível uma visita a Sortelha, aldeia muralhada, em grande parte recuperada, muito bonita. Pode passear na muralha, a vista é deslumbrante.
    Daí, recomendo seguir para Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, com um património histórico e cultural vasto e bem assinalado.
    Seguindo em direcção a Manteigas, passará por Valhelhas onde o almoço no famoso Valécula é imperdível. A estrada para Manteigas, ao longo do rio Zêzere, é um lindo passeio, continuando a subida da Serra sempre pelo vale do rio, até à nascente, e continuando até aos Piornos, ponto mais alto do País.
    Daí, eu gosto de descer para Seia, do lado norte da Serra e rumar a Gouveia, Celorico da Beira e Guarda.
    Um pouco mais a norte da Guarda, recomendo visitar Almeida e Castelo Rodrigo, duas vilas muralhadas mas de épocas e arquiteturas completamente diferentes.
    Dependendo das opções e disponibilidades de tempo, também posso dar algumas sugestões de restaurantes muito agradáveis na região.

  16. Cida L disse:

    OI Toni, maravilhosas dicas, vou procurar segui-las.
    Nós teremos dois dias pela serra, saindo de évora e seguindo em direção a Aveiro. Serão muito bem vindas as dicas sobre restaurantes, e, se puderes me indicar, nestes dois dias, quais as aldeias que seriam melhores para pernoitar? Estamos procurando hospedagem baratas e acolhedoras. Um grande abraço, e obrigada a você e ao Beto pela gentileza.

  17. daniela l. disse:

    Que delícia! Só acho que o ‘da serra’ deveria ser mais divulgado no mundo e feito sob licença ‘tipo Da Serra’ em outros países.

  18. Isabel O., Portugal disse:

    Olá Cida
    Só agora reparei na sua questão. N vou acrescentar muito ao que escreveu Toni G. Apenas estranho o seu itinerário – do Alentejo seguir para o Litoral (Aveiro, cidade com interesse, claro) para depois voltar para o interior parece-me uma volta um pouco estranha, que lhe roubará tempo na serra. Todas as terrinhas referidas anteriormente valem a pena. Em Belmonte abriu recentemente um museu chamado “À Descoberta do Novo Mundo”, centrado sobre o Brasil e a viagem de Pedro Álvares Cabral. É engraçado, moderno e vê-se bem.
    Nessa altura do ano já é mais fácil arranjar alojamento. Há muita variedade. O mais ecónómico para esses lados são as pensões/residenciais, mas também já há outras opções como turismo de habitação a preços razoáveis e apartmentozinhos. Eu já por duas vezes que fico aqui – http://www.quintadoforninho.com.pt/index_pt.htm
    Não é bem dentro da Serra mas o acolhimento, o preço e a possibilidade de poder comer em casa agradam-nos (não será o vosso caso que devem estar em trânsito, é diferente de sair de casa de carro com o que é necessário).
    Noutro nível já ficámos aqui – é absolutamente recomendável (e vale mesmo o preço) – http://www.casadaspenhasdouradas.pt/index.asp?setlang=pt&fx=0
    ou
    http://www.wonderfulland.com/wonder2006/sleep/penhasdouradas/indexhouse.htm
    Penahs Douradas é ao pé de Manteigas.

  19. Beto disse:

    Cida, grandes dicas da Isabel, que é da terra e adora viajar.
    Isabel, obrigado mais uma vez.

  20. Cida L disse:

    Oi Isabel,me apaixonei pelas suas indicações de hospedagem. obrigado, valeu muito.Quanto ao roteiro, será que vc poderia me ajudar? Qual seria o roteiro mais curto, saindo de évora(vou participar de um congresso lá) passando pela Serra da Estrela, e entregando o carro em Aveiro.
    Beto seu blog é otimo estou ficando viciada nele.

  21. Isabel O., Portugal disse:

    Olá Cida
    Vou dar-lhe então o nome das cidades que devem guiar o seu itinerário

    Évora – Estremoz – Portalegre – Castelo Branco – Covilhã (aí está na Serra e fará uns passeios – no Turismo dão-lhe mapas)… depois ou faz Covilhã-Seia – Viseu (por dentro do Parque Natural da Serra) ou Covilhã – Belmonte – Guarda – Celorico da Beira – Viseu. De Viseu há auto-estrada para Aveiro.
    Nestes sites encontra informação útil
    http://www.rt-serradaestrela.pt/

    http://www.portalserradaestrela.com/pt/

    http://www.serradaestrela.biz/

  22. Cida L disse:

    Isabel mais uma vez obrigada pela gentileza, vou guardar com carinho este itinerário.

  23. Renato Alonso disse:

    Beto

    É você mesmo? Do “Cidade de Santos”? Se for me ligue, já que estou indo à Portugal em dezembro e preciso de umas dicas.

    Renato
    (11) 99514113
    (11) 3133.3373

  24. elza lopes disse:

    oi,beto descobri hoje esta seu santuario dos queijos…estive ja varias vezes na serra da estrela,guarda,sabugal,covilha e a cada dois anos vou a portugal.em sao paulo compro queijos portuguses inclusive da serra na comercial olmos na vila medeiros zona norte na avenida nossa senhora de loreto,499 e um lugar maravilhoso muito simples mas tem inclusive aqueles garrafoes de vinho portugues em plastico branco na media de 60 reai (e super barato) e uma variedade de bebidas portuguesas de se tirar o chapeu.um abraço

  25. Beto disse:

    Olá, Elza, muito boa a dica da Vila Medeiros. O dia em que for ao Mocotó, que espero seja em breve, vou passar nesse portuga aí pra conferir. Grande abraço pra você também.

  26. Sergio Lima disse:

    Olá Beto. Cheguei no seu blog através de um amigo comum, o Ricardo Freire.
    Eu e minha mulher estamos planejando uma viagem à Serra da Estrela e ao norte de Portugal por volta de abril do ano que vem.Que tal essa época? Quantos dias vale a pena ficar na Serra da Estrela para conhece-la?
    Aguardo as dicas.
    Obs.
    Sergio Lima

  27. Beto disse:

    Olá, Sérgio, clique aqui e veja o roteirinho que fizemos, os tugas Toni e Isabel e eu. E seja benvindo por aqui, um dia vou à Quinta, lugar que há algum tempo está na minha lista. Abraços

  28. Toni Gravata disse:

    Olá Sérgio, vou dar a minha opinião.
    A Serra da Estrela é particularmente bonita no Outono, Inverno e Primavera, ou seja, de Outubro a Junho, variando muito a paisagem: Os outonais tons quentes (vermelho e amarelo) das árvores e temperaturas bem agradáveis para passear, passam depois para invernosas extensões brancas(a partir de Janeiro),com a neve a convidar as crianças a várias brincadeiras e os adultos a aprender/ praticar ski e saborear os petiscos serranos (incluindo o delicioso queijo com pãozinho de milho!), regressando em Abril/ Maio às temperaturas mais amenas com o primaveril despontar da floração e colorido do arvoredo serrano.
    Mas não perca a oportunidade para conhecer tudo o resto que a região, em volta da Serra, tem de bom e bonito, como visitar o património histórico e cultural desta zona raiana (Guarda, Almeida, Belmonte, Castelo Rodrigo, Marialva, Sortelha, Linhares da Beira, Pinhel, etc etc), a paisagem deslumbrante dos vales dos rios Zêzere e Mondego, a gastronomia da região e o convívio com as hospitaleiras gentes beirãs.
    Não sendo um expert na matéria, posso dar umas dicas mais concretas, dependendo das preferências.
    Vale a pena planear um pouco. Abraços

  29. Clara disse:

    Toni, que trecho do caminho se pode vislumbrar esses vales dos rios Zezere e/ou Mondego agora em fevereiro, em segurança? Me preocupa um pouco as rotas, porque não estamos, como brasileiros, acostumados a dirigir na neve. As estradas estão bem cuidadas?

  30. Maik Monteiro disse:

    Ora boas pessoal
    estou a planear ir com a minha namorada à serra da estrela, o problema é que nao conheco bem a rota para la..
    pedia ajuda de ir de Nelas para a serra da estrela, mas queria parar em alguns sitios ate la, o problema é que nao sei..

    alguma sugestao?

    muito obrigado desde ja

  31. Moura disse:

    Ola, Pessoal,
    Adorei ler os despoimentos de vocês. Estarei indo a Portugal em julho e quero conhecer melhor a Serra da Estrela. Já anotei todos os roteiros sugeridos. Eu gostaria de visitar uma queijaria para ver o fabrico do queijo da Serra. Qual voces me sugerem?
    Desde já obrigada pela ajuda.
    Moura

  32. Toni Gravata disse:

    Moura
    Por norma, as regras da qualidade e higiene em unidades de produção de alimentos não permitem visitas à zona de manipulação dos produtos.
    Contudo, contactei os donos da loja onde habitualmente compro queijo da serra e disseram-me que, na hora, poderemos falar com o responsável e tentar visitar uma queijaria da região.
    Vale a pena tentar quando por cá passarem.
    Toni

  33. Beto disse:

    Toni, manda fotos dessa loja. :mrgreen:

  34. Renato-sampa disse:

    Oi Beto, cheguei até vc. atravês do site do Ricardo Freire, tenho uma pergunta.
    Estarei em setembro-2010 em Lisboa e Porto e depois vou para Barcelona.

    Você sabe se encontro o queijo estrela e posso levar ele para Barcelona, Madri e depois embarco de volta para o Brasil sem term problemas com a alfandega de ambos os paises (Espanha (Barcelona, Madri) e Brasil (São Paulo)???
    Ahhh qual o menor tamanho e se possivel o quanto custa???

  35. Toni Gravata disse:

    Renato, essas perguntas técnicas sobre queijo da Serra devem ser postas a mim, o Beto é apenas um consumidor esganado!
    Então, no percurso do Porto para Espanha pela A5 passará junto à região produtora poderei recomendar alguns sítios bons para comprar. Onde eu sou cliente e tenho confiança na qualidade e paladar, o preço ronda os 12€/Kg e os pequenos pesam cerca de 1 Kg.
    Para levar para Espanha não tem qualquer problema mas para o Brasil não pode declará-lo. Eu e amigos já temos passado mas às escondidas.
    Boa viagem

  36. Renato-sampa disse:

    Oi Beto, obrigado pela informação. Depois da viagem eu conto para vc. e nossos amigos deste blog como foi a e as aventura minhas e da minha esposa nas terras lusitanas e espanholas.

  37. Nathalia disse:

    No ultimo mes estou dedicada a fechar um roteiro para conhecer portugal em 11 Dias e queria mt passar pela Serra. Irei do Porto a lisboa passando pela Serra e por evora. Estou vendo dicas incriveis aqui mas continuo em duvida!! Por favor gostaria mt da ajuda de vcs. Beijos Nathalia e obrigada

  38. Beto disse:

    Qual a dúvida, Nathalia?

  39. Nathalia disse:

    Nossa Sao tantas…..
    Como vou descer do Porto queria saber qual o melhor lugar para me hospedar. Queria uma cidade mais central poise so vamos passar dois dias na Serra. Quais Sao os lugares q nao devo deixar de ir?
    Beijinhos e obrigada.

  40. Beto disse:

    O passeio ao topo da Serra da Estrela é muito bonito, o Vale do Zêzere, os pastores, os rebanhos e seus cães, a aridez da pedra, as vilas no caminho. Só é problema subir em época de nevascas, no inverno, pois a serra fica contantemente bloqueada. Não saberia explicar qual o melhor caminho vindo do Porto, para isso recomendo um bom mapa e\ou GPS e traçar a rota com antecedência – faço isso no Google Maps. As estradas em Portugal são muito boas e bem sinalizadas. O caminho até o alto da Serra tem trechos estreitos mas seguros, desde que não haja problemas meteorológicos (consulte a previsão do tempo). Das duas vezes que fui à Serra da Estrela, fiquei em casa de amigos, na cidade da Guarda, como você deve ter visto neste post . Então não tenho dicas pra dar de hospedagem. Mas isto você resolve na internet, basta definir onde vai dormir. Atravessar a Serra requer um dia inteiro, pro passeio ser leve, sem stress. Do Porto até lá, segundo o Google Maps, leva 2 horas e meia. Então talvez valha a pena dormir em Viseu, aproveitando pra conhecer a cidade, que não conheço mas gostaria. Saindo cedo, daria pra subir,ao topo, descer por Manteigas e dormir em Belmonte, a linda cidade de Cabral. Dali até Évora são três horas e meia de estrada. Eu sugiro uma parada em Marvão, para o almoço e passeio.

  41. Nathalia disse:

    Super obrigada Beto.
    Vou tentar fazer um roteiro……
    Beijos

  42. Sheila Nascimento disse:

    Beto,
    Estou planejando 11 dias em Portugal e 4 em Barceolna e tenho lido seus posts e comentários aqui e no VNV.
    Será que você poderia me ajudar com o roteiro? Estou com dúvidas… Eu gosto muito de viajar pelo campo, e não abro mão de um certo conforto. Gosto muito mais do interior do que das metrópoles.
    Chegarei dia 10/maio em Lisboa cedinho e, no dia seguinte, alugarei um carro com destino a Tomar, onde pretendo passar algumas horas. Depois seguiria pra Coimbra para conhecer a cidade, a região do Buçaco e o trecho entre Figueira da Foz e Mealhada (dúvida quanto a este trecho. É mesmo tão interessante? Então não sei se passo 2 ou 3 noites em Coimbra…).
    Continuaria seguindo para a Serra da Estrela, onde passaria 2 noites perto de Manteigas para conhecer a região (Casa das Penhas Douradas). É suficiente?
    Da Serra, seguiria para Mesão Frio, passando mais 2 noites no Solar da Rede. Mais uma vez tenho dúvida se o tempo é suficiente, pois gostaria que o ponto alto de Portugal fosse a exploração do Douro e suas vistas.
    De lá, seguiria para o Porto, que já conheço e onde passaria 2 noites, sendo que em um dia iria até Viana do Castelo e Ponte de Lima.
    Apesar de ter montado assim, penso que também seria legal um cruzeiro pelo Douro, mas não tenho experiência com este tipo de passeio.
    Se você puder opinar, te agradeço.
    Um abraço.

  43. Beto disse:

    Sheila, infelizmente não conheço Coimbra, mas tenho certeza de que é uma cidade muito interessante, com muitas coisas a ver. Duas noites na Serra da Estrela são suficientes apenas para fazer o passeio ao alto da Serra, que vale a pena. Para o passeio no Douro, aredito que dá pra fazer em um dia cheio. Sobre a divisão dos dias só você poderá decidir, lembrando sempre de considerar o tempo para os deslocamentos. Abraço.

  44. Sheila Nascimento disse:

    Beto,
    Obrigada pela resposta.
    Quando você coloca que duas noites na Serra da Estrela são suficientes apenas para fazer o passeio ao alto da Serra, quer dizer que há outros passeios que demandariam mais dias? Se positivo, que passeios recomenda?
    Será que o Toni também poderia ajudar?
    Obrigada mais uma vez.

  45. Beto disse:

    Sheila, há lugares muito bonitos próximos à Serra, como Belmonte, Sortelha e Monsanto ao sul, e as cidades fronteiriças com a Espanha, como Almeida, Castelo Rodrigo (que não conheço, mas o Toni recomenda), além da cidade da Guarda e Trancoso (eu acho, também não conheço). Você precisaria de um dia para cada direção. A hospedagem em Manteigas nesse caso não serve como base, eu ficaria lá por uma noite, quando da ida ao topo da Serra, e desceria no dia seguinte para me hospedar numa daquelas cidadezinhas do sul que eu ja falei, talvez o melhor seja em Belmonte, aproveitando esse mesmo dia para visitar Sortelha e Monsanto (ambas aldeias de pedras, muito castiças, lindíssimas). Se você tiver mais um dia, dá pra ir a Almeida e Castelo Rodrigo, parando em Malpartida para um almoço simples (e delicioso) na Casa de Irene. Se eu tivesse vergonha eu faria um post ilustrando esse roteiro. Quem sabe a vergonha aparece antes de você viajar.

  46. Sheila Nascimento disse:

    Uau! Seria muuuuuito bom!
    Vou torcer para você ter condições pra isso.
    Obrigada novamente pelas dicas; vou pesquisar esses lugares todos.
    Um abraço.

  47. Bernardo disse:

    Ouvi dizer que tem um laticinio no RJ que fabrica de forma artesanal, feito um tanto diferente do original, onde só se usa leite de ovelhas. O nome é Sítio Solidão. No site tem algumas infos…. http://www.sitiosolidao.com.br

  48. elena aparecida barreiros disse:

    Olá tudo bem ??? eu sou Elena, moro em São Paulo no Brasil, sou filha de portugues, quando vi pela TV o queijo de portugal, aquele que é cremoso por dentro, hummmm…nossa me deu água na boca, vc sabe onde comprar aqui em São Paulo, se tiver me mande o endereço, pois fiquei com uma vontade desse queijo…bjs…

  49. Esther Kerr disse:

    Beto,
    Pq vc disse que Manteigas não serve como base pra conhecer a Serra da Estrela e arredores? Vou no fim de Setembro e pretendia ficar 4 dias inteiros na Casa Das Penhas Douradas, curtindo o hotel e indo pra cidades citadas nos posts acima. Não é uma boa idéia?
    Obrigada,
    Esther

  50. Esther, eu talvez não tenha me expressado direito. Manteigas é ótimo para conhecer a Serra da Estrela. O que eu disse é que para explorar a região próxima, fora do parque natural, como as cidades de Belmonte, Monsanto, Sortelha, Guarda, Almeida, etc…, seria melhor uma base fora da serra (Manteigas fica dentro do Parque Natural da Serra da Estrela). Acho a tua opção ótima, a Penhas Douradas é super-recomendada.

  51. Esther Kerr disse:

    Valeu!
    Mas tava pensando nesse dias também conhecer algumas dessas cidades. Ficam muito longe pra fazer um bate-e-volta?

  52. Esther Kerr disse:

    Na verdade a pergunta seria: Que lugares poderia conhecer nesses 4 dias a partir de Manteigas?
    Obrigada.

  53. A partir de Manteigas dá tranquilamente pra fazer um bate-volta a Belmonte e Sortelha (nesse trajeto ainda daria pra incluir Sabugal, que me parece igualmente interessante, apesar de não ter estado lá). Monsanto fica um pouco mais distante, já em direção ao Alentejo (você pode fazer um pit stop na ida a Évora, pois você passará perto). Use o Google Maps, Esther, pra ver localização, distâncias e tempo de estrada.

  54. Esther Kerr disse:

    Pensei em ir a Piodão a partir de Manteigas. Vc acha que dá? Tem um site chamado http://www.viamichelin.pt/ que dá as distâncias e o tempo que leva de carro. Lá diz que são 2h16 e 81 kms.
    Seia e Guarda valem a pena?

  55. Esther Kerr disse:

    Vc conhece Gouveia? Pensei em almoçar lá quando vier de Póvoa de Varzim a caminho de Manteigas. Alguma dica de restaurante?
    Obrigada mais uma vez.

  56. Infelizmente já retornei de Portugal, moro no Brasil, seria bom se pudesse comprar esse queijo aqui no Brasil em São Paulo, mas não sei se vende aqui, poderia me dizer se tem no Brasil em São Paulo esse queijo maravilhoso…obg…Elena

  57. Beto disse:

    Esther, você vai gastar o dia inteiro no bate-volta. O caminho é lindo, com vistas muito pitorescas na Serra do Açor. Se vale a pena, depende do tempo que você tem disponível. Não conheço Gouveia. Uma boa escolha para almoçar/jantar é o Restaurante Vallecula (http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteVallecula), em Valhelhas, sugestão do Toni Gravata que colaborou no post sobre a Serra da Estrela. Talvez seja a opção para o dia que forem a Sortelha-Belmonte. Não conheço Seia. A Guarda é uma cidade histórica, tem um centro bonito, mas talvez não seja obrigatória – há outras cidades menores mais interessantes, como as que temos tratado aqui. A Guarda é sim uma boa base pra quem quer explorar a região, fora do Parque Nacional da Serra da Estrela.

  58. Beto disse:

    Não sei não, Elena, mas você deve encontrar em boas casas de importados em São Paulo a um preço exorbitante.

  59. Esther Kerr disse:

    Obrigada por mais essas dicas. Na verdade estava querendo sugestões de restaurante no dia que estiver indo pra Manteigas. Estarei vindo de Póvoa de Varzim e o check in do hotel (Casa das Penhas Douradas) é só a partir das 15hs. Pensei em algum lugar no caminho, por isso falei de Gouveias. Vou passar também por Viseu.
    Gostei da sugestão do restaurante Vallecula, mas acho que fica pro outro lado, né? Posso ir quando for a Belmonte.
    Esther

  60. Regina Alcoforado disse:

    Oi Beto, maravilhoso o seu blog.

    Vou a Portugal em marco/2014 e tb quero conhecer algumas cidades/sitios da serra, mas estou
    zonza e perdida com tantas informações pois como nao conheço os lugares nao sei qual o
    melhor roteiro. Entendi que existe um parque nacional da serra com vários “sítios/cidades” e
    outros sítios fora dele né! Tem tb sítios no Alto da serra e em volta dela. Como nao gostamos de dirigir e estarei em Évora por 2(dois) dias quais dicas de passeios pode me dar. Ah, quero muito também provar o queijo da serra.

  61. Beto disse:

    Regina, você diz que terá apenas dois dias em Évora, que fica no Alentejo e não próximo à Serra da Estrela. Veja outras informações sobre a Serra neste post http://omeulugar.wordpress.com/2009/09/28/pequeno-guia-para-subir-a-serra-da-estrela/ .

Deixe um comentário

