Café Paulista, a Colombo dos santistas

 paulista6.jpg

Acabo de vir do almoço no Café Paulista, em Santos (Praça Rui Barbosa, 8, (13) 3219-5550. Cc: todos. Seg. a sex., 6h30/20h, e sáb. até às 16h30). Pra quem não conhece, é o mais antigo restaurante da Baixada Santista e um dos poucos, se não o único, que merece uma parada.

paulista1.jpg

Já era tarde. Comemos apenas meia porção de maionese de pescada (tem todos os dias), uns camarões empanados e empadas de palmito com camarão. Tô falando isso porque há poucos dias, no Viaje na Viagem, o Ricardo Freire, que a partir de agora só vou chamar de Riq, porque é assim que, eu acho, ele gosta, reproduziu um comentário meu sobre Santos e o que um turista pode fazer nesta brava cidade portuária.

Quer dizer, já foi brava, hoje em dia tá domada e um pouco envelhecida, com as desvantagens e as vantagens que o peso do tempo proporciona. Mas não vou falar sobre Santos.

Vou falar sobre o Café Paulista. Enquanto comia e conversava com a minha queridíssima mulher, me estremeceu a idéia de que quando o Manolo e o Antônio (os irmãos, ex-garçons, que hoje são os donos) se afastarem, a cidade vai perder o último vestígio vivo da história de seu apogeu econômico. E, pior ainda, uma cozinha digna, tradicional e de um padrão que resiste desde que eu fui lá a primeira vez, há uns 30 anos.

paulista5.jpg

O Café Paulista é daqueles lugares vivos, em que o barulho das xícaras, colheres, pratos e copos mistura-se com o ruído das conversas, na maior parte das vezes sobre trabalho (café, exportação, porto) e futebol (Santos F. C., nada é perfeito).

paulista2.jpg

paulista4.jpg

paulista8.jpg

Suas paredes são decoradas com murais em azulejos, imagens do interior de São Paulo, motivos agrícolas, particularmente o café.

O clássico, como eu disse no Viagem, é a Garoupa à Guanabara, um espeto com o lombo do peixão grelhado (longe de ficar ressecado, ainda recebe uma demão de um molho à base de tomates frescos), servido sobre um arroz malandrinho com tomates e palmitos. Vale também encomendar (só assim entra no cardápio do dia; se vierem de fora da cidade, liguem antes) o Cuscuz à Paulista, servido à mesa em porções e regado com molho de frutos do mar.

paulista3.jpg

Durante a semana, há pratos do dia com cabrito, cordeiro, língua e fígado de boi e outros ingredientes pouco usuais na cozinha comercial moderna (na foto acima, a feijoada encabeça o cardápio porque era sábado quando foi feita).

As sobremesas são todas manjadas e simples: pudim de leite, banana da terra caramelizada, cremes de papaia e abacate, salada de frutas e frutas em porção. Por incrível que pareça, são ótimas, e pra quem gosta tem até geléia de mocotó (tô fora!), mas aí não é sobremesa, é café da manhã ou da tarde.

Até o cafezinho, tradicional, de coador, é melhor do que a maioria dos expressos que você toma por aí.

No almoço de hoje, pensei que o Paulista é uma espécie de Confeitaria Colombo de Santos (tudo bem, guardadas as diferenças interplanetárias entre Santos e o Rio), com a vantagem de não ser voltada para atender turistas (vocês sabem, o bom turista odeia ser confundido com turista).

Sobre Beto Paschoalini

É o que dizem por aí.
Esse post foi publicado em Brasil, Santos. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Café Paulista, a Colombo dos santistas

  1. Pingback: Caiu na rede, é blogueiro « Viaje na Viagem

  2. Bem, eu quero desejar boas vindas ao mundo blogueiro, sucesso e que compareça sempre no VnV e, também, se me der o prazer de aceitar o convite, ao meu Fatos & Fotos de Viagens.

    Bem-vindo!

  3. Carla disse:

    Beto, seja muito bem-vindo! Estou te linkando lá no Idas e Vindas, Ok?

  4. betopaschoalini disse:

    Arnaldo e Carla, obrigado pela visita. Também estou tentando linkar todos blogs, mas não estou conseguindo. Selecionei o Controle link para a Barra Lateral, inclui os endereços no Blogroll, atualizei e… nada. Vocês têm idéia de como fazer esta trolha funcionar?

  5. Carla disse:

    Ih, Beto, eu ia te sugerir fazer exatamente isso que você fez… 😦

  6. Pingback: Devo, não nego, tô pagando aqui « O meu lugar

  7. Diogo disse:

    Demais!!! 😎

  8. Marina disse:

    Olá! já tinha entrado no seu blog para pesquisar dicas da Provence. Sabe que eu ainda não conheço o café Paulista? vou ter que ir, agora que eu descobri que ele é mais antigo restaurante de Santos. Estoiu montando um blog sobre … Santos! de uma passadinha por lá! abraço, Marina
    canalsantista.wordpress.com

  9. Cesar disse:

    Beto,
    Cheguei no seu blog pelo Ricardo Freire. Estava procurando dicas de Santos. Me deixe perguntar algo: de onde vem o pão de cará santista? Tem em todas as padarias, mas li por aí que sequer leva cará. É bem parecido com um pão de leite, mas de onde surgiu esse nome então? Há um “legítimo pão de cará”? E onde encontrá-lo? E que fato histórico é esse que fez o cará ser tão popular em Santos?
    Um abraço e parabéns pelo blog.

  10. Cesar, não tenho a mínima idéia de onde, como e por quê surgiu o pão de cará. Você é que está me informando que só tem em Santos. Imagino que na fórmula original levava cará, um tubérculo parecido com a batata. Hoje em dia, como a maioria dos alimentos, vai saber o que vai dentro. Eu gosto muito com mortadela e salame, mas tem que ser bem macio, não pode ser muito escuro, o que denota que passou do ponto no forno e está ressecado. Com coca cola, que ajuda a estufar, me salvou da inanição nos meus loucos anos dourados. Sobre dicas de Santos, estas aqui do post e outras do blog ( https://omeulugar.wordpress.com/2007/08/22/santos-pra-quem-vem-santos-pra-quem-foi/) já estão meio defasadas. Se tiver alguma dúvida ou quiser sugestão, pergunte. Abraço.

  11. Brunetti disse:

    Estive no Café Paulista, uma vez, em 1985, e realmente é muito bom, o ambiente te trasnporta a década de 50 ou 60, tudo de muito bom gosto, degustei uma coalhada tradicional, munca esqueci esse lugar. Pretendo retornar.

Deixe um comentário

