Saia dos trilhos e vá a Odeceixe

odeceixecosteira.jpg

Aviso que não sou especialista em Portugal. Sou, quando muito, especialista numa portuguesa chamada Maria. Mas estive algumas vezes na santa terrinha nos últimos anos e conheci, no rastro dos amigos, alguns lugares que não constam dos principais roteiros turísticos. 

A vista grandiosa aí de cima é da costa de Odeceixe, a primeira praia do Algarve depois do Alentejo. É uma freguesia do Concelho de Aljezur (até hoje não compreendi muito bem a divisão político-administrativa lusitana; que falta faz o Tico), na base da Serra de Monchique. Pra chegar lá, só de ônibus ou de carro, equipado com um bom mapa rodoviário ou GPS.

odeceixe.jpg

Lá moram amigos. Que nos anos 70 também buscavam a praia perfeita, pra não abandonar de vez a idéia de Moçambique, de onde foram todos desterrados pela conjunção das burrices colonial e revolucionária.

odeceixevila.jpg

Odeceixe ocupa uma colina, defronte a um vale na foz da Ribeira do Seixe.

 odeceixerio.jpg

A praia é banhada de um lado pela ribeira, do outro pelo Atlântico. É muito procurada por alemães durante o verão. Surfistas descendentes de pingüins também freqüentam aquelas águas que só são líqüidas por acaso, pois pros meus padrões tropicais ficariam melhor, desde que dessalinizadas, embalando um copo de uísque.

 varanda.jpg

Ou de gim, como prefere o amigo Gravata, pra assistir ao pôr do sol da sua varanda com vista pro vale.

odeceixemoinho1.jpg

Na parte alta da aldeia, tem um antigo moinho, que foi restaurado e funciona perfeitamente.

odeceixemoinho2.jpg

Olhalá o senhorzinho que cuida do moinho. Se você for lá, ele vai dar todas as informações sobre o funcionamento do brinquedo. Além da praia, do moinho, do visual, da atmosfera de aldeia, Odeceixe ainda tem uma noite animada nos bares. A onda é tomar o licor de medronho, cujo nome já insinua o seu poder destrutivo.

carlosebel.jpg

Na foto (antiguinha) aí de cima estão o Carlos e a Bel, nossos amigos e donos de uma tradicional loja de artesanato do vilarejo, cuja cliente mais ilustre foi Amália Rodrigues, proprietária de uma casa de praia ali perto. Amália causava espanto entre os aldeões quando parava seu carrão na praça central para conversar com o Carloto e fazer as suas compras.

Hospedagem em Odeceixe, acho, é só em quartos de residências, pequenas pensões, pousadas e camping. Tudo simples e familiar.

Atualização: Seguindo o conselho do Paulo Jorge, veja mais fotos de Odeceixe clicando aqui.

Anúncios

Sobre Beto Paschoalini

É o que dizem por aí.
Esse post foi publicado em Europa, Portugal. Bookmark o link permanente.

34 respostas para Saia dos trilhos e vá a Odeceixe

  1. Diogo disse:

    Bá oh Beto, demaaaaaaiisss!!!!!
    Putz, altas ondas lá… Portugal é o bixo!

    Conhece a Ilha da Madeira? É um dos meus próximos destinos… Se bem que, lembrei agora, eu tenho mais de 20 próximos destinos, hehehe 😎

    Grande abraço, meu garoto! Incríveis as fotinhos!

  2. Beto disse:

    Diogo
    Tu és rápido demais, nem mesmo acabei de editar e já tás aqui? Não conheço a Ilha da Madeira, perdi uma excelente oportunidade quando o primo da minha mulher morava lá. Abraço e volte sempre

  3. corvobebado disse:

    Obrigado, bonita viagem.

  4. Beto disse:

    Corvo, qual é a sacanagem desse teu comentário que eu não captei?

  5. catitausa disse:

    sweet

  6. Beto disse:

    Sweet quer dizer fofo?

  7. Diogo disse:

    Não, é um quarto de hotel caro pacas… aquela sweet presidencial, sabe?! Hahahahaha…

    Abração, e beijo pra ti, Catita ;-D

  8. corvobebado disse:

    Engraçado, a gente não pode ser simplesmente civilizado que logo desconfiam de nossas boas intenções!

  9. Diogo disse:

    Falae, o do Mullet!!!!

    Abraço 😎

  10. silvia luz disse:

    Portugal sempre me dá uma sensação dubia: amo ou rejeito.Pensando naquelas caravelas..imagino no dia da partida da esquadra de Cabral. Que festa!Quanta grana os judeus colocaram ali.Do ponto de vista financeiro, quase um fracasso. O sujeito conseguir voltar com a metade das caravelas.Nunca mais foi convidado prá fazer nada. Eu gosto deste espírito empreendedor português. Mas, quando conheço a História das conquistas, das expulsões dos hebreus, da inquisição, minha admiração vai pro mais fundo baú.Os lugares são lindos e têm muita coisa prá contar. E que histórias…..

  11. corvobebado disse:

    Só pra avisar que agora é sério. O http://oanodalargartixa.wordpress.com/ existe mesmo!
    Abraços ao Teco, ao Tico e à Lhama Distraída.

  12. Pingback: Neste fim de semana, eu viajei na feira « O meu lugar

  13. gravatinha disse:

    As fotos de odeceixe é tudo pós-produção. O lugar é horrivel, cheio de prédios, restaurantes caros, praia suja e àgua poluida. Ilha da Madeira sim, isso é um lugar lindo 😉

  14. Beto disse:

    Gravatinha
    🙂 🙂 🙂

  15. Isabel O., Portugal disse:

    Resposta à Silvia.
    Olá Sílvia, sou portuguesa e professora de História.
    A minha posição sobre a sua dualidade é a seguinte – não olhe o presente com os olhos do passado, julgando-o com os nossos quadros mentais de hoje.
    Nesse pressuposto não iriamos à Alemanha por lá ter existido o nazismo e muitos alemães o terem sido, não iríamos a África por o esclavagismo ser por lá uma prática ancestral (bem incrementada é certo por brancos de proveniências várias), aos Estados Unidos ou a Espanha por terem massacrado tantos índios… enfim os exemplos multiplicam-
    -se.
    Viajar e conhecer é uma forma de unir os povos no respeito pelas suas diferenças e pelos seus passados. Conhece algum povo com uma história sem sangue?
    Beijinhos

  16. bel disse:

    Tchann….surpresa
    Demais, gostei, vai escrevendo mais sim senhor.
    A vida é uma viagem, vamos circular à volta do mundo e tirar partido de tudo o que há
    Beijos

  17. claudio disse:

    Ola estou querendo ir pra odeceixe e gostaria de saber informacoes sobre quartos ou pensoes para ficar com minha esposa!!se alguem puder me ajudar!Agradeco muito!!

  18. Beto disse:

    Cláudio, os dois contatos que tenho de Odeceixe constam da matéria. É a pousada http://casavicentina.net e o camping http://escapadelas.com/pt/node/536 . Tenho amigos que moram lá, vou entrar em contato com eles e ver o que indicam. Quando obtiver as informações, te aviso por e-mail e divulgo aqui neste espaço. Um abraço.

  19. Isabel O., Portugal disse:

    Olá Claúdio
    Eu já estive no parque de S. Miguel, que é referido no site acima. Tem boas condições mas, se não estiver com carro, não é tão conveniente, pois fica uns Kms afastado do centro de Odeceixe. Digo isto porque frequentemente estrangeiros andam de transporte público.
    Possivelmente os amigos do Beto estão mais habilitados a opinar.
    Seja bem-vindo e boa viagem.

  20. Pingback: Piquenique no Kruger Park « O meu lugar

  21. Beto disse:

    Cláudio, as sugestões que a Bel, esposa do Carlos, donos da lojinha que fica na pracinha principal de Odeceixe (não deixe de ir lá, são gente muito boa), são a Casa da Celeste, telef. 282947150, http://www.casaceleste.web.pt , e a Residência do Parque, que segundo ela é um pouco mais barata, telef. 282947117. Bom fim de semana pra vocês.

  22. josé joão disse:

    Que dizer de odeceixe difenir como só vejo uma paraiso. para é amor á primeira vista .
    só passei acreditar que avia depois de chegar a odeceixe vou á quatroze anos para
    odeceixe cada vez que chego lá a paz chega a té mim volto a ser menino e a ser feliz
    só isso para mim conta todos podemos ser felizes com pouca coisa eu sou feliz quando me encontro lá não há palavras.Fiquem bem pensem em odeceixe com carinho
    compreenção as vez quando chegamos e não conhecemos as coisas não correm bem dei um sorrisso vai ver tudo passa e amor bem.

  23. Concordo José João, descubri Odeceixe á pouco mais de 4 anos e desde então é lá que passo ferias com a milnha familia.
    Tirando o mês de Agosto, para quem gosta de paz é lá que a vai encontrar.
    Aconselho vivamente as praias de Odeceixe e Vale dos Homens e para quem gosta de alguma aventura nada como a praia da Carriagem.

    Vejam o site da http://www.casavicentina.pt na secção das praias!…

    Boas férias!

  24. joao paulo disse:

    odeceixe e lindo e bom pra descançar e bom para pescar como eu adoro
    e e bastante calmo no fim do verao
    e lindo

  25. Artur Agostinho disse:

    odeceixe e a minha praia de eleiçao a 6anos consecutivos todas as outras prais perto sao bonitas mas a praia de odeceixe e unica pela paisagem outra coisa quem restaurou o moinho e quem cuida do mesmo e o sr ALEXANDRE pessoa com a qual e agradavel conversar

  26. Patrícia disse:

    Sempre ouvi falar das paixões em Odeceixe e realmente elas existem!!

  27. daniel silva disse:

    Mais uma bela praia portuguesa.

  28. Toni Gravata disse:

    Oi Beto
    No próximo fim de semana, de Páscoa, lá vamos até Odeceixe. Já estou a sentir a água do mar fresquinha a convidar para o churrasquinho do fim de tarde, precedido dum belo gin tónico, tipo long drink, enquanto se acende o braseiro e tempera a entremeada de vitela!
    Eh Eh Eh! estou só a estimular a anaconda que vive no teu estômago!
    Mas vocês em Ilhabela, no próximo fim de semana também, me provocam aquela reacção de inveja roxa, com vontade de mandar a crise à merda e voar para aí!

    Abraços (aos machos) e beijos às meninas

    Toni

  29. Mariana disse:

    Ola
    Gostaria de saber ser odeceixe é bom para fazer surf e se tem bons sitios para sair a noite.

    Beijinho e obrigada

  30. Beto disse:

    Mariana, ao contrário do que possa parecer, não sou um especialista em Odeceixe. Mas acho que a praia é boa pro surf sim, sempre tem surfistas aos montes (se você é portuguesa, sabe que a água é gélida, sendo necessário portanto equipamento adequado). Quando lá estive, já se vão 10 anos, a noite se resumia a reunir os amigos e beber em alguns poucos bares. Atualmente, não sei. Lamento não poder informar melhor. Beijinhos de volta.

  31. paulo disse:

    lugar lindo.maravilhoso.vale uma visita

  32. Fernando Ferreira disse:

    Parabens, pela excelente mostra do nosso interior alentejano, sou da zona Centro Litoral, no entanto, conheço muito bem Odeceixe, até os caminhos perdidos na serra. O Campismo é excelente, a vila única, e por se tratar de um cantinho bem estimado pelos seus habitantes, pequeno e acolhedor, torna-se para uma das melhores medicinas para o Stress do dia a dia. A Praia possui um areial fenomal, com escola de surf a funcionar, tanto quanto vi faz 3 anos, uma água excelente, não muito fria, por vezes com correntes de agua mais quente. Para além da praia principal, existem arrivas e praias pela costa espalhadas com areias, água e uma beleza única. Aconselho especialmente a do Carvalhal da Rocha, unica com uma boa extenção de arial e água com meio a um metro de altura, ao longo de uns bons 50 a 80 metros mar a dentro, perfeito para as crianças brincarem. 200% aconselhável.

  33. Beto disse:

    Muito obrigado pelas informações e visita, Fernando.

  34. sandra esteves disse:

    Alguem conhece uma pousada em Odeceixe boa e barata???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s