O que é que a Grécia tem

Não tem caruru nem mungunzá. Também não tem balangandã. Tem muita azeitona, queijo feta, retsina e metaxa. Tem também mulher de bigode. Uma coalhada de arrasar. Tem aquele churrasquinho que aqui é de gato mas lá é de carneiro. Mata bem a fome, preservando o faminto. Tem um mar transparente e um céu azul, azul. Tem montanha, ilha, pedra e terra seca. Tem ruína antiga, barco de pesca, pôr do sol e avião de guerra. Tem velho contando contas. E homens jogando gamão. Mulheres usando negro. Lá também tem bacalhau, que nem Portugal. Cozido, com batatas e coberto de azeite do bom. Tem polvo pendurado no varal. Pra comer sem tempero, picadinho, com um cálice de ouzo. Tem também muita comida na panela, sempre, quente, maternal. Tem festa, de homens, de pratos, de cacos. Tem buzina, fumaça, congestão nasal.

É um lugar tão bom que dá vontade de fazer uma serenata. Ou seria uma ensolarata?

Sobre Beto Paschoalini

É o que dizem por aí.
Esse post foi publicado em Europa, Música, Viajandão. Bookmark o link permanente.

14 respostas para O que é que a Grécia tem

  1. Muito bem sacado! Agora eu queria saber mesmo é como essas duas figuras foram parar lá.

  2. Diogo disse:

    Cara, esse texto é teu? Meu, isso é uma poesia! Lindo demais…

    E curti pra cacete a sonzera do iútúbiu. Demais 😎

  3. Marcio disse:

    Nossa belo texto!!

    Show de bola!

  4. Diogo disse:

    Sobe texto novo aí, tio…

    Bjo na careca

  5. Arthur disse:

    E aí? 10 mil acessos, cadê a comemoração??? (com OUZO, de acordo com o tema)
    Parabéns!
    :mrgreen:

  6. Beto disse:

    Oano…, Clarissa, Diogo, Márcio e Arthur, show de bola são vocês, que sempre vêm e deixam um abraço.
    Diogo, calmaí patrão, que o nego logo vorta a trabaiá.

  7. Diogo disse:

    Entao, pelo menos, vai lá ver o novo filme destemperado…

    Bjo na careca tio!

  8. Karinissima disse:

    Kkkkkkkkkk, tem mulher de bigode… Meu, quando fui pra lá, achavam que eu era grega. O dono do hotel só desacreditou que eu era grega (ou acreditou que eu não era grega) quando viu meu passaporte.

    Kkkkk mas não tenho bigodón, não. Mas a napa turca, bello… Não engana, não.

    besos

  9. Pingback: Na carona do Beto: Dylan na Grécia « Viaje na Viagem

  10. Ceci disse:

    Nunca poderia imaginar que em tão poucas palavras fosse possível sintetizar tantas sensações e percepções ! Em minha lembrança sensorial persiste o cheiro de flores de oliva e laranja, misturado ao ruidoso falatório (que mais parecia uma briga constante) num trem sacolejando entre Corinto e Olímpia… Beto, a partir de hoje estarei sempre por aqui, dando cor às lembranças ou rabiscando um esboço dos próximos destinos.

  11. Carla disse:

    Beto, tá DEZ esse seu texto! Deu vontade de me desabalar pra Grécia…

  12. Estou planejando uma volta ao mundo e cheguei aqui, no seu blog e achei sensacional!!!! Que inspiração!

Deixe um comentário

