Mora, na filosofia…

A arapuca de todo turista é achar que conhece um país e um povo só porque esteve lá durante alguns dias. Eu não fujo à regra.

Tive, em 1983, um ano inteiro na Europa. Visitei cidades da Alemanha, Áustria, Grécia, Turquia, Itália, Holanda e fiquei 8 meses vivendo de bicos em Paris. Quando cheguei, não falava bon jour e achava que bon soir era a revelação de um estranho gosto dos franceses pela sudorese.

Aprendi um pouco da língua de Molière no tranco e sempre tenho a sensação de falar como índio de filme americano, misturando verbos no infinitivo em orações que se referem ao passado, além de ter durante muito tempo penteado cavalos (chevaux) e montado em cabelos (cheveux).

Depois de algumas viagens exclusivas a Portugal, ocasiões em que pudemos aprender um pouco a língua lusitana e afastar o risco de entrar na bicha errada, resolvemos agora fazer aquilo que nos cursos chamam de “imersão” e passamos um mês inteiro na França, em casas de amigos, falando sempre a língua nativa.

Como bom turista, acho que fiquei conhecendo os franceses um pouquinho melhor. Ao menos os que cruzei pelo caminho e a sociedade que a tevê, os jornais e as revistas revelam cotidianamente. Também aprendi um grande número de palavras novas, que prometo usar sempre que surgir a oportunidade.

Mas o que eu queria dizer, desde o princípio da enrolação, é que uma das especialidades dos franceses é inventar frases e definições que acabam por representar o caráter da cultura que constróem há centenas de anos. Nesta viagem que acabamos de fazer anteontem, terça, 3 de junho, eu me vi entre dois pensamentos que sustentam a sociedade francesa. A inscrição no porquinho da foto lá de cima e as três breves palavras que coroam o Hotel de Ville em Paris pra mim resumem o que há de melhor na França.

Sobre Beto Paschoalini

É o que dizem por aí.
Esse post foi publicado em França. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Mora, na filosofia…

  1. disse:

    Beto, please, me diz aí o que é que o porquinho tá falando. Sou anarfa em francês. Se for: “Dormir no colchão é tudo de bom”, então, eu concordo com ele :mrgreen:

    E sejam bem-vindos! 😀

  2. Beto disse:

    Zé, a tua tradução é tão boa quanto o original, que vale dizer que “dentro do porco, tudo é bom”… Abraços

  3. Mô Gribel disse:

    Betô, que bom que chegô! Ou, Betoux, ces’t bon qui tu chegoux! 😀
    M’ai français ces’t très porcarrie… 😀
    Mas eu acho lindo!!! 🙂
    Vou ficar aqui plantada esperando vc postar mais, tá? Não demore!
    Beijos pra vcs!

  4. Beto disse:

    Mô, petits beijinhos pra ti também.

  5. Emília disse:

    Hehe…Eu ainda continuo tendo problemas com cavalos e cabelos também, mas gentilmente sempre fingem que está tudo certo :mrgreen: Eu já adoro uma frase simplezinha, mais pela entonação do que qualquer coisa: ‘Pas du tout!’
    E bem-vindos de volta! Ansiosa pelas fotos…e pelas palavras 😉

  6. disse:

    Caramba, Lagarta, nice vídeo! Valeu pela indicação. Dei uma voltinha pelos YouTubes da Françoise e acabei chegando no paraíso http://www.youtube.com/watch?v=wIbDGPMa6mE&feature=related Depois dessa só me resta dormir e sonhar com os anjos.

  7. Pingback: Baratas tontas zanzam pelas ruas de Paris « O meu lugar

  8. Maria José disse:

    Beto
    Só hoje vi seus comentárois, pois estou indo p/ a Provence passar 1 semana, de carro, sozinha( eu mais DEUS) ,andando de bengala com meus 61 anos, mais de 130 k e quero explorar a região o máximo possível. Alguma dica p/ as condições turísticas dessa sua leitora?? Em tempo, amei o seu jeitão de descrever/escrever as vivências das suas viagens.
    Je t’embrasse. À bientôt.
    Zezé

  9. Beto disse:

    Não tenho dicas além daquelas que já estão nos posts (https://omeulugar.wordpress.com/category/franca/provence/). Boa viagem, Zezé.

Deixe um comentário

