No reino encantado do Pinto

Não é isso que vocês estão pensando não, seus sexistas filhos da mãe. Mas o reino encantado do Pinto também é um lugar quente e confortável. E está sempre molhadinho. O Pinto de que estou falando fica a dois palitos do Saco… da Capela. Portanto, em nome do pai, do filho e do espírito santo, o tal do reino encantado do dito cujo é apenas uma praia de Ilhabela banhada pelas ondas do Oceano Atlântico. Viram como vocês estão poluídos? Não é só o Canal de São Sebastião não, que até que dá pro gasto se o compararmos com o que passa pelas nossas cabeças quando confrontamos algumas palavras-chaves.

ilhabelaabril2009_tete-208
O que estou dizendo é que o Pinto é bom porque está mais à mão. Antes que vocês mudem de blog, em busca de leituras mais edificantes, explico. A Praia do Pinto é boa porque fica pertinho da casa da minha cunhada, no Saco da Capela, a 10 minutos de carro, entre o Sino e a Armação (que não se chama Armação do Pinto, como insistem alguns).
 ilhabelaabril2009-046

O Sino e a Armação servem ao farofismo, mas o Pinto não. Ele resiste, devido ao fracasso da luta de classes.

ilhabelaabril2009_tete-185
Um condomínio megablaster, com altas casas de frente pro mar, muitas conservando a vegetação de restinga na faixa de areia fronteiriça, impede o acesso de veículos que não pertençam aos felizardos proprietários das mansões objetos da minha insaciável cobiça. Como poucos querem pagar as 10 pratas do estacionamento na entrada do condomínio, vão encher a paciência dos outros nas praias vizinhas.

ilhabelaabril2009_tete-167
Pois foi no reino encantado do Pinto que eu  satisfiz as minhas necessidades mais fundamentais de contato com a natureza neste final de semana, em que comemoramos o enforcamento e o esquartejamento do pobre Tiradentes. Fazia tempo que eu não ia à praia. Tomar banho de mar. Manter o bronze, que junto com os cabelos louros e o abdômen definido caracterizam a minha pessoa. A praia (???) de Santos não conta. Não tem mar e a areia é uma substância controvertida. Vou como quem não vai, portanto, esqueça o que acabo de dizer.

ilhabelaabril2009_tete-129
Por falar em abdômen, descobri no Pinto um equipamento do cacete (não, não vou fazer trocadilhos maliciosos e vulgares) para manter a forma. Trata-se da barraquinha dos irmãos Murico e Cláudio. Serviço de alto padrão, podem confiar.

ilhabelaabril2009_tete-133
Aperfeiçoamos o shape abdominal com deliciosas porções de lulas à dorê (a lula na Ilha é sempre especial), isquinhas de peixe, caipirinhas de limão, maracujá e abacaxi, cerveja ge-la-di-nha na camisinha. Os caras têm a manha, limpeza absoluta, atenção idem. Esperei, bebendo cerveja, chegar as porções e as caipiras para fotografar. Quando chegaram, esqueci. Então, para preencher com fotos o segmento gastronômico deste post, ilustrei com o duelo de titãs entre Rocha e Rochinha, disputando cada grão de areia pelo título de melhor picolé de coco, que pra mim é o de amendoim.

ilhabelaabril2009-072

Mas o Pinto não é feito apenas de guloseimas e mar azul. Dependendo do dia, sedentos animaizinhos, fêmeas no cio, dizem, agarram-se ávidos às nossas canelas. São os simpáticos e cultuados borrachudos, ou borrachudas, que, por que eu não sei, não me picam muito. Devem detestar sangue azul. Mas neste fim de semana não tinha muito não. Aparentemente, foram substituidos por estrelas do mar. Catei uma para fotografar na areia, suscitando protestos desesperados dos ecologistas presentes, aflitos com a agonia daquele ser indefeso, obrigado a sorver ar puro em vez de filtrar a água do mar para retirar dela oxigênio.

ilhabelaabril2009-073
ilhabelaabril2009_tete-158
Deixando de lado mais detalhes científicos da experiência, ficamos espantados com os caranguejinhos pegando carona. 
 sp25_260507-343

Caranguejos que já marcaram presença na areia em outra visita que fizemos ao Pinto (e que num passado recente, povoavam intensamente as areias das praias de todo o Litoral Norte). Sob intensa pressão psicológica dos ecologistas, agoniados com o afogamento às avessas da estrelinha, corri para devolver o bicho ao seu habitat e, por que não dizer, à vida.

ilhabelaabril2009_tete-173

Como o assunto é o mundo animal, não podemos deixar de registrar a ocorrência do encalhe de um boto cor-de-rosa em plena praia. Uma imagem que nem o Jacques Cousteau conseguiu obter em sua expedição amazônica. Um verdadeiro espetáculo.

ilhabelaabril2009-058

De resto, o barquinho vai, a tardinha cai.

ilhabelaabril2009-162

ilhabelaabril2009-067 ilhabelaabril2009-065

Anúncios

Sobre Beto Paschoalini

É o que dizem por aí.
Esse post foi publicado em Brasil, Ilhabela e marcado , . Guardar link permanente.

19 respostas para No reino encantado do Pinto

  1. Moi disse:

    Praia do Pinto: eu vou!

    Lindas fotos.

  2. Carmen disse:

    O Pinto: um lugar para sonhar…
    Bonitas fotos!!!

  3. Beto disse:

    Tá vendo? Todo mundo gosta do Pinto. :mrgreen:

  4. Mô Gribel disse:

    Adorei as fotos! E lógico, morri de rir!! 😀

  5. Érica disse:

    Sempre passo por aqui, mas este texto está formidável, tinha de deixar um comentário. Parabéns!

  6. Toni Gravata disse:

    Seu sacana, malvado!!! Aposto que postaste estas fotas deliciosas só para me matares de saudades, raiva, inveja e outros pecados mortais!!! Tudo só para te vingares das fotitas do queijinho da Serra com o panito e o vinhito alentejanos, à lareira. Só gostava que um borrachudo te picasse no Pinto! Me aguarde!

  7. Lena disse:

    Muito bom, Beto 😆 Adorei!

  8. aturistaacidental disse:

    Beto, eu já falei que sou tua fã? Já? Então mais nada a declarar :mrgreen:

  9. aturistaacidental disse:

    Toni Gravata 😆

  10. Pingback: Charada da 6a.: busão | Viaje na Viagem

  11. Rogeria disse:

    Beto, adorei o post! Deixou a minha tardinha de sexta ainda melhor!

  12. disse:

    Betooooô! 😀

    Putz, nunca pensei que um dia eu fosse dizer isso: ADOREI o PINTO! 😳

  13. Wander disse:

    Beto :
    voce sabe se tem a praia do Pinto de Dentro e a do Pinto de Fora ?

  14. Arthur disse:

    É, não tem para ninguém, o Pinto é uma unanimidade…

  15. Lady Rasta disse:

    Beto EU NÃO ACREDITO!! Eu tava na Ilha nesse fds, no hotel da BL3 na Armação!!! Se bobear nos trombamos pela vila e não nos falamos!!! buááááá!!!

    beijos!

  16. sônia disse:

    Beto,

    com Pinto ou sem Pinto, a Ilha Bela é tudo de bom!!!

    bjs

  17. Mary_Flor disse:

    Ai..Ai..
    Adorei as fotos e o blog!
    Beijos***

  18. Realmente é um Pinto bonito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s